Procedimento é simples e ajuda os produtores rurais a entenderem como nutrir e corrigir o solo para mais resultados de produtividade
Entre os cuidados de uma lavoura, podemos destacar vários itens, mas um deles ganha destaque: a análise de solo. O procedimento é fundamental para que seja possível diagnosticar como andam as condições de fertilidade e acidez do solo, entender como ele deve ser corrigido e de quais nutrientes precisa.
É através da análise de solo que se consegue identificar as correções necessárias a serem feitas, permitindo que o produtor possa evitar despesas desnecessárias com fertilizantes e até mesmo prejuízos causados por um solo desbalanceado.
O que deve ser analisado?
Existem alguns tipos diferentes de análises de solo, mas a maioria busca pelos macronutrientes ou micronutrientes. Quando há a necessidade de uma análise mais completa, observa-se os dois tipos. Porém, para que essa decisão de qual análise realizar seja tomada, é importante ter informações como a cultura que será plantada no solo e qual o sistema utilizado para esse cultivo.
Como fazer a coleta do solo a ser analisado?
A coleta do solo pode ser realizada pelo próprio agricultor ou pelo agrônomo responsável, mas para que ela seja fidedigna, a área amostrada deve ser a mais homogênea possível. É importante fazer o uso de ferramentas apropriadas para o processo de coleta. Uma forma simples e eficiente de coleta é usar, por exemplo: enxadão, trado de rosca, trado holandês ou pá de corte, mas com agricultura de precisão se pode coletar com mapas e pontos georreferenciados, para uma maior precisão dos resultados analíticos, para isso existe empresas especializadas na prestação deste serviço. As amostras podem ser armazenadas em embalagens próprias, porém limpas e livres de qualquer tipo de contaminação que possam comprometer o resultado das análises.
Com que frequência o solo deve ser analisado?
É recomendado que a análise de solo seja feita periodicamente, e para serem decididas as verificações do solo, é preciso considerar a intensidade da adubação, da cultura, do sistema de manejo adotado, entre outras. As culturas anuais normalmente são analisadas com mais frequência, pois o tempo para correção tende a ser menor. Nestes casos, é sugerido que seja feita a amostragem logo após a colheita.
A interpretação dos resultados da análise de solo precisa ser interpretada por um profissional especializado da área, que seja capaz de elaborar um manejo de correção e nutrição referente à cultura em questão.
Diante deste planejamento o final dele, resulta em aplicar os melhores produtos para corrigir, fertilizar e nutrir o solo, a VITER é a melhor parceira para que todo planejamento de análise de solo seja efetivada com resultados positivos no seu solo. Seja qual for a necessidade da sua lavoura, os produtos com a qualidade Viter conseguem um ótimo resultado, tanto no quesito preparo, proteção ou recuperação.
–
Entender com detalhes o que seu solo precisa é o primeiro passo para buscar a produtividade da sua lavoura, e isso só é possível através da análise detalhada. Fique por dentro do assunto acessando nosso site!