Um dos grãos mais procurados nas safras brasileiras, o café é um protagonista na produção do país. E os números e projeções para 2024 não decepcionam. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a safra de café no Brasil deve aumentar 5,5% em comparação com o ano anterior. Com a colheita da cultura tendo início em meados de abril e maio, a etapa deve alcançar 58,08 milhões de sacas de 60kg. A título de comparação, em 2023 a safra foi de 55,07 milhões de sacas.

Ainda considerando as estimativas para 2024, a produção da variedade arábica espera 40,75 milhões de sacas, demonstrando um aumento de 4,7%. A safra de conilon (ou robusta), projeta 17,33 milhões de sacas, indicando um crescimento de 7,2% também em relação ao ano passado.

Em relação à produtividade média nacional da cultura, a Conab indica a estimativa de volume de 30,3 sacas por hectare, indicando 3% a mais quando comparado à safra anterior. Para o café arábica, a produtividade estimada é de 26,7 sacas/ha, enquanto a de conilon é de 44,3 sacas/ha.

A Conab relembra, ainda, que as safras de 2021 e 2022 tiveram baixa produtividade, muito por conta das adversidades climáticas, que modificaram a tendência de crescimento que era esperada na cultura. Porém, em 2023, deu-se início a uma fase de recuperação, onde as condições climáticas foram mais favoráveis para o café.

Nós já sabemos que as projeções são boas, mas outro tema que nos acende um alerta é a produtividade. Mesmo com as chuvas mais intensas, é importante que os produtores cafeeiros estejam sempre de olho no desenvolvimento das plantas. O cuidado com o crescimento do cafezal precisa considerar a ação do sol e as altas temperaturas, cada vez mais comuns no país. Algumas culturas possuem uma maior suscetibilidade à exposição solar, e o café é uma delas.

Para ocasiões como essa, onde o excesso de luminosidade e as altas temperaturas ocasionam maiores índices de perda de produtividade, nos cafezais, os agricultores podem contar com Sungard, o protetor solar para folhas e frutos, criado com o objetivo de proporcionar conforto térmico para a lavoura, evitando o estresse nas plantas através da redução da temperatura foliar e ocasionando a redução significativa das perdas da produtividade na lavoura.

Além de contar com Sungard, você, produtor, também pode conferir as dicas especiais para aumentar a produtividade da sua lavoura que estão no infográfico exclusivo “Cronograma Para Alcançar o Potencial Máximo do Solo”. O material foi preparado pelos técnicos da Viter e com certeza vai te ajudar a renovar, nutrir e otimizar o solo para o plantio, além de proteger a safra dos efeitos nocivos dos raios solares. Faça o download, é grátis!

Não deixe nas mãos das projeções os resultados da sua safra, por isso, conte com as soluções Viter para aumentar a produtividade do seu cafezal!