Estação marca o início de mais uma safra e sempre traz mudanças significativas para o setor
Assim como as outras estações do ano, a primavera tem uma grande importância para a agricultura. Setembro é o mês marcado pelo equinócio de primavera aqui no hemisfério sul, um fenômeno astronômico onde o sol atinge com maior intensidade as regiões próximas da linha do Equador.
Esse período é caracterizado pelas temperaturas mais quentes e por um clima ameno, se tornando um momento muito interessante para a agricultura.
O equilíbrio da temperatura na primavera, em condições climáticas normais, traz de volta a umidade do ar, esperando que seja trazido de volta um maior equilíbrio entre os quatro elementos da natureza. A volta do calor condensa o ar, formando chuvas que umidificam a atmosfera e a terra
A agricultura tem ligação direta com as condições climáticas, e a primavera, por exemplo, nos traz o equilíbrio ideal para as atividades do campo, tornando bastante favorável para gerar alimentos de qualidade. Normalmente é o período em que os agricultores estão finalizando (ou já finalizaram) a colheita das plantações e realizam o preparo para o plantio de mais uma safra.
O impacto direto da primavera na agricultura
A intensidade da luz também aumenta com a chegada da primavera, o que contribui para uma agricultura de qualidade no país e promove bons resultados para o setor:
- O retorno do calor condensa o ar e aumenta a umidade;
- O aumento da umidade proporciona o aparecimento de chuvas, que umidificam ainda mais o solo (além de combater o fogo);
- As temperaturas amenas e as chuvas regulares melhoram a qualidade do plantio.
Em 2023, com a onda de calor e alta incidência solar que todo o mundo enfrenta, algumas culturas podem sofrer mais que as outras, como por exemplo, o café, que começa a primavera passando pela sua fase de floração. Nestes casos, é importante que o produtor se atente às soluções para evitar a escaldadura e as queimas foliares, causadas pelo sol e pelas altas temperaturas.
Um dos produtos que indicamos para situações como essa é o Sungard, o protetor solar para folhas e frutos da Viter. É indicado para otimizar o planejamento produtivo, já que reduz as perdas causadas pelas altas temperaturas. O produto cria uma camada física protetora que não interfere na fisiologia da planta, protegendo-a contra a escaldadura e reduzindo o estresse térmico.
E como fica o solo com a chegada da primavera?
Nesse período, a maioria dos produtores já estão se preparando para o início de mais uma safra, organizando suas máquinas e cuidando da qualidade do solo.
Para uma melhor conservação dos solos, também é importante manter a fertilidade e investir em práticas que controlem os danos sofridos pela ação do tempo. Para isso, tanto a disponibilização de nutrientes promovida pela adubação regular quanto a rotação de culturas são soluções viáveis.
Com Calfértil é possível desenvolver perfil, aumentar a eficiência dos fertilizantes, corrigir a acidez e alcançar o potencial máximo do seu solo. Calfértil é recomendada para todas as culturas, em especial nas situações em que o solo precisa de fertilização rápida e nutrição com óxido de cálcio (Ca) e Magnésio (Mg). Sendo 80% mais solúvel que o Calcário, a Calfértil corrige o solo de forma imediata e pode ser aplicada em pré, pós e cobertura.
Quer conhecer mais sobre os produtos do nosso portfólio que podem colaborar com os resultados da sua safra que se inicia nessa primavera? Fale com nossa equipe e tire suas dúvidas!