Está muito calor mesmo, não é só você que tem sentido as temperaturas mais altas ultimamente. Essas sensações térmicas elevadas vêm acontecendo neste ano e se intensificaram nos últimos meses em praticamente todo o país, porém, com foco e maior incidência em algumas regiões como Sul, Sudeste, Centro e Nordeste.
Recebemos a notícia de vários veículos de comunicação recentemente, contando sobre a onda de calor que se aproximou e ficará por aqui entre as próximas semanas. Espera-se que as temperaturas fiquem entre 40º e 45ºC e, mesmo que nós estejamos acostumados com esse clima tropical, não é nada fácil enfrentar um clima tão desconfortável.
Você já parou para pensar se essas temperaturas tão altas são normais e se elas podem causar algum problema não somente para nós, como também para a agricultura? Vamos falar sobre isso hoje.
De onde vem a onda de calor?
As ondas de calor são provocadas quando um sistema de alta pressão atmosférica se instala em uma determinada região e impede a circulação de uma massa de ar quente, que fica ali, parada.
O ar aprisionado, porém, continua sendo aquecido, o que provoca o aumento anormal das temperaturas nas áreas afetadas. No meio urbano, as temperaturas são muito altas, mas no campo, os efeitos podem ser sentidos também pelas plantas.
As lavouras irão sofrer com o aumento da temperatura?
A agricultura já tem sentido alguns efeitos da onda de calor que, ao que aparenta, será cada vez mais comum.
Grandes períodos de estiagem e calor podem gerar chuvas de granizo, um problema para as culturas que estiverem em fase de crescimento e também para as que não são anuais, como café, laranja, entre outras. Ou seja, os problemas não são somente as altas temperaturas, mas também o que pode vir com elas. Culturas como essas, costumam ser mais sensíveis a altas temperaturas e tanto suas folhas quanto seus frutos podem sofrer com escaldaduras, o que causa queimaduras e, consequentemente, perda de produtividade.
Para amenizar os efeitos do sol e das altas temperaturas, o produtor rural pode contar com Sungard. O protetor solar para folhas e frutos da Viter proporciona conforto térmico para as plantas mesmo nos dias mais quentes, evitando o processo de escaldadura e proporcionando maior produtividade para sua safra.
Indicado para otimizar o planejamento produtivo, já que reduz as perdas causadas pelas altas temperaturas, o produto cria uma camada física protetora que não interfere na fisiologia da planta, protegendo-a contra a escaldadura e reduzindo o estresse térmico. Disponível em pó, sua aplicação com pulverizador é indicada nas mudas antes e depois do transplantio. Sungard confere aderência e permanência nas plantas através de sua inovadora tecnologia de formulação natural, além de se apresentar como alternativa no manejo de repelência de psilídeos no citros.
Quer saber mais sobre como Sungard pode ajudar sua lavoura durante esse período de altas temperaturas? Confira nosso portfólio!