Nutrientes disponibilizados no solo fazem a diferença na produção agropecuária
Você sabia que o solo é um recurso natural e que produz bens e serviços indispensáveis para a vida humana e também para os ecossistemas?
Assim como afirma a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), ter segurança alimentar é um ponto muito importante para a saúde humana. Isso acontece quando se garante o acesso a alimentos suficientes, seguros e nutritivos a todas as pessoas.
É importante salientar também que o solo é um ferramenta insubstituível para que essa mesma segurança alimentar seja possível. Solos saudáveis com estruturas bem desenvolvidas, teor adequado de matéria orgânica, propriedades físicas, químicas e biológicas favoráveis ao crescimento das culturas levam as lavouras a terem altos rendimentos, reforçando sua importância para a segurança alimentar.
Apesar de todos nós sabermos de todos os benefícios que um solo bem cuidado pode trazer para a agricultura, infelizmente, nem sempre eles são trabalhados da maneira mais adequada ou correta, e isso pode levá-los à degradação de áreas produtivas.
O manejo sustentável é o principal ponto que devemos considerar para alcançar a saúde do solo, que possui ligação direta com a capacidade de funcionar de forma apropriada, ou seja, de sustentar ou melhorar a produtividade, sanidade e a qualidade das plantas e animais, bem como a qualidade do ar e da água em ecossistemas naturais e agrícolas.
Como cuidar do solo para que ele seja saudável e produtivo?
É notório que diante das ameaças à saúde dos solos e também à segurança alimentar, existem procedimentos técnicos que devem ser adotados, considerando as condições climáticas e do sistema de produção adotada na área em questão.
É recomendado que o produtor evite e minimize a erosão e acidificação dos solos, além de impedir e reduzir a compactação; elevar o teor de matéria orgânica; favorecer o equilíbrio nutricional e a ciclagem de nutrientes; prevenir e mitigar a salinização e a contaminação; e preservar e aumentar a biodiversidade.
É importante que também exista um cuidado maior com a qualidade e procedência dos produtos utilizados no solo durante os processos de correção, nutrição e fertilização. Para isso, você pode contar com a Viter.
Nossos produtos para preparo de solo atendem os mais diversos momentos do plantio, corrigem e nutrem o solo, favorecem o crescimento das raízes e, com isso, melhoram a produtividade da lavoura.
Cuidando desses pontos, o solo saudável será uma consequência do manejo sustentável, além de garantir o aumento da produção agropecuária e da qualidade dos produtos, também tem potencial para recuperar e preservar o meio ambiente.
Saiba como a Viter pode te ajudar! Fale com um de nossos representantes e tire suas dúvidas.