Os números de produção brasileira no agronegócio reforçam o propósito dos agricultores brasileiros e representam destaque nos rankings mundiais

É impossível falar sobre o agronegócio sem reconhecer a presença e a importância dos agricultores e produtores rurais. Por conta da função dos produtores rurais, o agronegócio vem sendo ampliado e transformado positivamente nas últimas décadas.

Trabalhar no campo e comandar as operações feitas nas lavouras, sempre pensando em melhorar a produtividade e cuidando do preparo do solo e do manejo de pragas e doenças são atividades que requerem muita atenção e, por isso, merecem todo o reconhecimento, pois ajudam a alimentar a sociedade brasileira e até mesmo outros países.

Os números da produção brasileira

Prova da importância dos produtores rurais são os números da produção agropecuária brasileira, que impressionam e confirmam a grande presença do país nos rankings mundiais. Considerando os levantamentos feitos pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), na safra de grãos 2022/23, o Brasil contou com um total de 78,1 milhões de hectares em área plantada. Ainda considerando a mesma safra, foram colhidas 315,8 milhões de toneladas, considerando uma estimativa de produtividade fixada em 4 t/hectare. Os números de exportação impressionam e somam US$67.308.966.081, referindo-se ao acumulado de janeiro a maio (último período considerado nos levantamentos dos órgãos oficiais).

Segundo o IBGE, em 2022 o PIB do agronegócio foi responsável por 24,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O país ocupa as primeiras colocações em todos os rankings referentes ao mercado mundial, sempre se destacando entre o 1º e 4º lugar. É líder mundial na produção de açúcar, café, suco de laranja e soja grão. Na produção de carne bovina e de frango, ocupa a 2º colocação. Na produção de milho, farelo de soja e óleo de soja, ocupa a 3ª colocação. E na 4ª colocação, se encaixa na produção de algodão e carne suína. De forma geral, são bons indicadores mundiais, que reafirmam a força do país perante tantos outros países.

Outro dado que merece destaque nessa narrativa é a presença feminina no campo, que tem aumentado consideravelmente com a evolução dos anos. Em 12 anos, o número de produtoras rurais administrando propriedades cresceu de 9,4% para 14,7%, representando cerca de 22 mil produtoras, que contribuem diretamente para o desenvolvimento econômico do país.

O que esperar do agronegócio brasileiro com a atuação dos produtores rurais

O produtor rural tem se especializado e cada vez mais se preocupado com o aumento da produção sustentável, e isso é muito importante. É justamente por isso que as perspectivas futuras para o agronegócio brasileiro são positivas, sendo possível esperar um crescimento produtivo em praticamente todos os setores agrícolas do país.

É importante que saibamos valorizar os agricultores e produtores rurais, pois é a partir do esforço deles que se mantém o abastecimento de alimentos em nosso país. O Brasil é uma potência e isso se deve não somente aos nossos solos e condições climáticas favoráveis. Por trás de toda a produtividade do nosso país existem muitas mãos que trabalham e aceleram a nossa economia.