Sabia que a manga também é uma protagonista do agronegócio brasileiro? O país ocupa a sexta posição entre os maiores produtores mundiais da fruta, ficando atrás apenas da Índia (26 milhões de toneladas), Indonésia (4,1 milhões), China (3,8 milhões), Paquistão (2,8 milhões) e México (2,5 milhões de toneladas).
Atualmente, por volta de 80% da produção nacional de manga é destinada ao consumo interno, tornando os outros 20% exportados para o mercado internacional. O principal comprador é a União Europeia, levando um maior volume para a Holanda por conta do porto de Roterdã. Segundo os números fornecidos pela Embrapa, o segundo país que mais compra a fruta brasileira é os Estados Unidos, com 18,35%.
As perspectivas para a produção brasileira de manga em 2024
De acordo com pesquisas feitas pela Embrapa, a tendência para 2024 é de um primeiro semestre com preços favoráveis e exportações em alta. Considerando os primeiros meses deste ano, foram exportadas 24,5 mil toneladas de manga, enquanto em 2023, no mesmo período, foram 16,8 mil toneladas. Os números representam um aumento de 45,6% da exportação brasileira.
Os estados produtores de manga no Brasil
Apesar de estar presente em todos os cantos do país, existem algumas regiões que são mais relevantes para o mercado, como o nordeste e o sudeste, que concentram em média 99% da produção nacional. Entre as duas regiões, o destaque vai para o nordeste, responsável por 82% da produção.
O nordeste é líder no mercado de manga não só pela quantidade que produz, mas também pela produção de qualidade. De acordo com a Embrapa, a média de produção do Vale do São Francisco (que abrange parte de Pernambuco e Bahia) é de 30 toneladas por hectare, ficando acima da média nacional, que é de 20 toneladas.
Porque o nordeste é a região que lidera a produção de manga
Existe uma combinação de fatores que torna o nordeste uma região forte para a mangicultura, onde as condições climáticas, a disponibilidade de água e a infraestrutura para irrigação tornam o ambiente propício a uma boa produtividade. É importante compreender que as altas temperaturas médias combinadas com baixos índices pluviométricos – que normalmente se concentram em períodos específicos do ano – dão espaço para o desenvolvimento rápido das plantas, contribuindo para uma menor ocorrência de problemas fitossanitários.
Como produzir manga com qualidade e obter boa produtividade?
Uma grande força da produção de manga e que pode fazer a diferença na sua produção é o uso de tecnologias que colaboram para um aumento de produtividade, incluindo estratégias de manejo eficiente de água, manejo de podas e o mais importante: a nutrição do solo. Este último fator é extremamente importante em todas as fases de produção, pois proporciona a disponibilização dos nutrientes necessários e colabora com o controle das principais doenças detectadas.
Para a produção de frutos de qualidade é importante que os agricultores cuidem também das fases de muda das plantas, evitando que as folhas não sejam atingidas com escaldadura e não sofram com estresse térmico, problemas que podem impactar diretamente a safra. Com a ajuda de Sungard, tudo fica mais fácil.
Sungard é o protetor solar para folhas e frutos da Viter, indicado para otimizar o planejamento produtivo, já que reduz as perdas causadas pelas altas temperaturas. O produto cria uma camada física protetora que não interfere na fisiologia da planta, protegendo contra a escaldadura e reduzindo o estresse térmico.
Seu uso é indicado para mudas, antes e depois do transplantio, e pode ser utilizado na plantação de mangueiras. O protetor solar confere aderência e permanência nas plantas através de sua inovadora tecnologia de formulação natural e é uma ótima ferramenta para potencializar a produtividade também na mangicultura.
Confira nosso portfólio e saiba mais sobre Sungard e todos os produtos que jogam a favor da agricultura brasileira. Clientes Viter contam com a presença nacional das marcas, além de suporte agronômico e uma equipe de pós-vendas pronta para esclarecer dúvidas e encontrar soluções. Com Viter, seu solo pode mais.