Confira a ação do protetor solar nos cafezais através de dados que comprovam sua eficácia.

Sabemos que o aumento das temperaturas médias em todo o planeta* (segundo estudo realizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia) é um fator que confere preocupação para a produção agrícola pois, podem causar escaldaduras em folhas e frutos, além de outros sérios distúrbios fisiológicos nas plantas, como a diminuição da fotossíntese, degradação de enzimas e diminuição da estabilidade de membranas celulares. O resultado de todos esses problemas é o impacto na formação e/ou queda de flores e frutos, levando à diminuição de produtividade na lavoura.

Algumas culturas possuem maior susceptibilidade à exposição solar, sendo o café uma delas.

Para problemas como este, no qual o excesso de luminosidade e altas temperaturas ocasionam os maiores índices de perdas de produtividade, nos cafezais, os agricultores podem contar com Sungard, um protetor solar para folhas e frutos, criado com o objetivo de proporcionar conforto térmico para a lavoura, evitando o estresse nas plantas através da redução da temperatura foliar. Ocasionando a redução significativa das perdas da produtividade na lavoura.

Embora possa ser aplicado em diferentes momentos da safra, Sungard apresentou resultados ainda melhores quando aplicado durante a floração da lavoura de café. Confira a comparação de dois estudos feitos pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Viter:

 

 

Conforme os estudos realizados pela Santinato & Santinato Café confirmam, ambos demonstram benefícios no uso do Sungard em lavouras de café, e quando aplicado durante a época de floração da planta os resultados são ainda mais expressivos.

Quer saber mais sobre o Sungard e especialmente sobre este estudo? Acesse nosso site e confira mais detalhes!