O verão é, normalmente, marcado por temperaturas elevadas e altas taxas de precipitação em algumas regiões. Com início no dia 21 de dezembro e término no dia 20 de março, a estação acontece durante um período importante para a agricultura, coincidindo com alguns plantios e colheitas e interferindo em resultados de produtividade.
Os efeitos da estação podem ser positivos e negativos, e vamos conhecer um pouco mais sobre ambos. Confira:

Aspectos positivos:

A temperatura é um dos fatores que mais influenciam a fotossíntese, processo que é fundamental para a produção de alimentos de qualidade. Quando relativamente altas, favorecem o crescimento e o desenvolvimento das plantas.

As chuvas abundantes também são benéficas para a agricultura, pois colaboram com a irrigação das plantas e na manutenção do solo úmido. Porém, é importante que essas chuvas sejam bem distribuídas, para que não ocorra um excesso de umidade, o que pode favorecer o aparecimento de determinadas pragas e doenças.

Aspectos negativos:

É notável que as altas temperaturas podem ser prejudiciais para algumas plantas, especialmente aquelas mais sensíveis. A soja e o milho, duas culturas muito comuns na agricultura brasileira, podem sofrer com o estresse térmico, causando uma redução da produtividade.

As chuvas muito volumosas também podem causar problemas significativos, como o alagamento de plantações e até mesmo problemas na colheita, como na cultura do algodão, que depende estritamente de uma umidade baixa para manter a qualidade da fibra colhida.

 

Ondas de calor: como elas podem afetar as plantas?

Recentemente algumas regiões do Brasil vêm sofrendo com ondas de calor e pouca chuva, normalmente causadas em sua maior parte pela presença do El Niño, fenômeno climático que atinge diretamente a agricultura. Nesse momento, alguns agricultores já precisaram replantar suas lavouras, sofrendo assim alguns prejuízos.

As ondas de calor podem causar problemas diferentes, dependendo da fase de cada planta. Quando no início do ciclo, as altas temperaturas podem impedir o seu desenvolvimento, não permitindo que ela cresça e tornando necessário o replantio. Em algumas culturas, como a do café, as altas temperaturas podem causar queimaduras nas folhas e nos frutos, afetando a produtividade da safra.

Como lidar com as altas temperaturas trazidas pelo verão?

Algumas das medidas que os agricultores podem adotar na busca por um maior controle dos efeitos do verão são: selecionar as variedades de plantas mais adaptadas ao clima quente; administrar a irrigação (caso exista) de forma equilibrada e realizar o controle de pragas e doenças, especialmente em plantas mais sensíveis.

Uma saída bastante efetiva é cuidar do solo para que ele esteja bem nutrido e equilibrado, auxiliando as plantas a crescerem com qualidade e se desenvolverem de forma consistente. O Sungard, protetor solar para folhas e frutos da Viter, que pode ser usado em diversas culturas como café, tomate e até mesmo no citros, é um forte aliado no combate à escaldadura que o verão traz consigo e a favor do desenvolvimento saudável das plantas.

A Viter oferece uma linha completa de produtos que podem ajudar os agricultores a adaptar a sua produção ao verão. Conte com nossos produtos e ofereça ao seu solo o melhor para que sua lavoura cresça forte e produtiva. Acesse nosso portfólio e conheça todas as soluções para sua lavoura.