Entenda como a cal pode ser usada na agricultura e quais são seus benefícios

Antes de começarmos a falar sobre o tema de forma mais aprofundada, precisamos entender: você sabe o que é a cal?

Basicamente a cal é uma substância que é obtida através de um processo industrial de transformação da matéria prima de origem, que são rochas de calcário transformadas em cal. Pode ser encontrada em duas formas: virgem e hidratada. Seu modo de preparo é o que determina como e onde ela será utilizada, mas os usos mais comuns são em construções civis e também na agricultura.

Na agricultura, a cal é utilizada por ser um insumo de caráter básico, auxiliando no balanceamento do pH do solo e na captação de nutrientes por meio das raízes, o que favorece o desenvolvimento das plantas.

Quais são os tipos de cal

Como citado anteriormente, existem dois tipos principais de cal: a hidratada e a virgem. Cada um deles cabe perfeitamente dentro do seu uso e auxilia a proposta de uma forma bastante significativa. O que difere uma da outra é o processo de beneficiamento: a partir da queima e da moagem da rocha, é obtida a cal virgem. Após a adição de água, esta se torna cal hidratada.
Vamos entender sobre cada um dos tipos:

Cal hidratada

A cal hidratada vem de uma reação química que acontece entre a água e o óxido de cálcio. É comumente conhecida como cal de construção, mas também é muito utilizada nas lavouras.

Cal virgem

A cal virgem é bastante utilizada no campo, normalmente na fase inicial das plantações, com o intuito de promover uma correção adequada de solo, contribuindo para a produtividade futura da lavoura.

O uso da cal na agricultura

A cal hidratada – vinda do calcário, mais usada na agricultura, pode ser encontrada em processos nas lavouras grandes ou até mesmo em hortas e jardins residenciais, ambientes de menor dimensão. Sua utilização na agricultura não auxilia apenas o solo, mas também as plantas, que passam a dispor de uma quantidade maior de nutrientes.
A correção feita com Calfértil é recomendada para todas as culturas, em especial nas situações em que o solo precisa de fertilização rápida e nutrição com óxido de cálcio (Ca) e Magnésio (Mg). Sendo 80% mais solúvel que o Calcário, a Calfértil corrige o solo de forma imediata e pode ser aplicada nas fases de pré, pós e cobertura. Possuindo duas versões (micro pulverizada e farelada) altamente solúveis, que possibilitam reação rápida no solo devido ao seu elevado PN (alto grau de pureza/ poder de neutralização) e alto PRTN/ PRNT (alto rendimento/ poder relativo de neutralização total). Seu alto teor nutritivo e poder de renovação, também possibilita a otimização da dosagem de corretivo, o que pode resultar em economias logísticas. Confira os benefícios da Calfértil:

  • Desenvolve perfil químico de solo,
  • Aumenta a eficiência dos fertilizantes/ da maioria dos fertilizantes ampliando a faixa de fertilidade,
  • Corrige a acidez do solo de forma imediata
  • Altamente solúvel,
  • Neutraliza o alumínio tóxico em profundidade;
  • Favorece o desenvolvimento das raízes,
  • Disponibiliza nutrientes para as plantas,
  • Alcançar o potencial máximo do solo o ano todo – aplicação safra e safrinha.

Para saber mais sobre como Calfértil e todos os outros produtos da Viter podem auxiliar a produtividade do seu solo, confira nossas redes sociais e continue acompanhando nossos conteúdos.