Encontre o fornecedor mais próximo de você
Artigos

Protagonismo e tecnologia 100% nacional no cuidado e melhoria do solo

Viter Agro, marca de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos, registra forte expansão, em novo passo para continuar contribuindo de maneira decisiva para a jornada de ganhos de produtividade e sucesso do agro brasileiro. Principalmente, no que se trata de cuidado e melhoria do solo.

O Brasil foi indicado como a via mais confiável para garantir a segurança alimentar e energética do planeta por diversas instituições internacionais, com destaque para FAO/ONU, OCDE e Banco Mundial. O avanço contínuo em ganhos de produtividade do agro nacional se deve, primordialmente, ao desenvolvimento de um modelo científico exemplar de produção tropical. Esse, contempla o uso intensivo de tecnologia em insumos, políticas públicas adequadas e no talento e trabalho árduo dos produtores rurais.

Cerrado, um case de sucesso

Um grande marco foi a transformação do solo do Cerrado em terras férteis, onde o uso do calcário agrícola teve papel fundamental na correção da acidez. Alavancando, assim, um processo de maior rendimento por hectare e efeito “poupa-terra”. Ou seja, produzir mais e no menor território possível.

Resultado disso, foi um case que se espalhou pelos principais polos de produção do país, ao longo das últimas quatro décadas.

A Votorantim Cimentos, por meio da Viter Agro e seus produtos destinados ao cuidado e aumento da produtividade agrícola, em especial dedicados ao solo, contribuiu de maneira decisiva para essa revolução. Reunindo sob o seu guarda-chuva institucional os principais produtos, como Calcário Itaú, CalFértil, Optmix e Sungard.

Produtos esses desenvolvidos para atender, de maneira personalizada, às necessidades de cada tipo de solo das mais variadas culturas. Eles não apenas atuam como corretivos, como, também, promovem a melhor liberação dos nutrientes e inibem os elementos tóxicos. Além disso, mitigam o estresse hídrico e atuam para potencializar os resultados positivos dos fertilizantes aplicados.

Estudos mostram que o processo eficiente de calagem, há tempos, tornou-se essencial e “obrigatório”. A Viter Agro não só defende a realização desse processo nas lavouras, como auxilia o agricultor disponibilizando matéria-prima com garantia de qualidade, apoio/consultoria para análise do solo e assistência técnica. Peças, essas, fundamentais para que o cliente conquiste níveis elevados de produtividade.

Ademais, a Viter Agro ocupa posição privilegiada no mercado nacional de calcário agrícola. Isso, porque, conta com os benefícios de toda capilaridade de infraestrutura de produção e distribuição da empresa-mãe, Votorantim Cimentos, que mantém fábricas espalhadas nas principais regiões agrícolas do País.

 

Solo, um patrimônio de todos

Estatísticas da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) apontam que o consumo de calcário registrou elevação de 4,6% em 2020. E a estimativa para este ano é a de alta de 10%.

São números que demonstram que o produtor rural reconhece que o solo é o maior patrimônio do seu negócio. O desafio crescente de intensificação da produção, em fazer mais com menos, combinado à utilização acelerada de ferramentas digitais no campo, somente reafirma o grau de modernização que o agro brasileiro atingiu, que tem no cuidado do solo o primeiro passo de sua trajetória de sucesso.

A Viter Agro assume o papel de embaixadora do solo produtivo e te convida para participar desta jornada. Vem com a gente!