Um dos principais fatores que impedem os cultivos agrícolas de atingirem seu potencial produtivo máximo diz respeito ao manejo inadequado da correção do solo. Para se ter ideia, segundo a Embrapa, sabe-se que a maioria dos solos agrícolas brasileiros, possuem acidez elevada (pH H2O <5,5), o que consequentemente resulta em baixa produtividade. Solos ácidos geralmente tem como características: manganês e alumínio em níveis tóxicos, além da deficiência de fósforo, cálcio e magnésio. Para a correção deste cenário, é indicada a aplicação de calcário ao solo, e por isso hoje falaremos sobre o Calcário Itaú Fyller, que se mostra uma opção com ótimos resultados.
Pelo fato de ser obtido a partir do processo de moagem em moinhos de bolas, o Calcário Itaú Fyller tem sido amplamente indicado por profissionais do agronegócio, justamente por apresentar baixa granulometria. O que acaba resultando em diversos benefícios no complexo solo/planta, principalmente em regiões que adotam o sistema de plantio direto.
As principais vantagens de aplicação do calcário de baixa granulometria (fino), também conhecido popularmente como pó ou fyller, são:
Elevada a disponibilidade de nutrientes necessários para as plantas
Além de aumentar a disponibilidade de cálcio e magnésio no solo, o “calcário fyller” também favorece a disponibilização de outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta, destacando-se principalmente o fósforo. O que resulta, no melhor desenvolvimento do sistema radicular, melhora na estrutura das paredes celulares, dentre outros.
Ajuda o efeito dos fertilizantes
Conforme relatado anteriormente, a utilização do Calcário Itaú Fyller também melhora e aumenta a disponibilidade de diversos nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta, o que se deve ao fato da equilibração do pH do solo. O que consequentemente resulta numa maior eficácia no aproveitamento dos fertilizantes, reduzindo a necessidade de reaplicação, ocasionando a redução nos custos de produção.
Reduz elementos tóxicos do solo
Outro grande benefício é a sua capacidade de neutralizar diretamente os nutrientes tóxicos para as plantas, como o manganês e alumínio. Tais nutrientes em excesso podem ocasionar o mau desenvolvimento do sistema radicular da planta, podendo em alguns casos resultar em sua morte, isto ocorre, pois, com as raízes debilitadas existe uma baixa absorção de água e outros nutrientes essenciais.
Estímulo do crescimento de raízes
Redução da acidez do solo, melhora na disponibilidade de nutrientes, redução de elementos tóxicos, tudo isto está diretamente relacionado ao desenvolvimento do sistema radicular das plantas. Tais fatores em conjunto acontecem graças ao efeito que o Calcário Itaú fyller proporciona no complexo solo/planta, pois, em condições ideais no quesito químico e nutricional do solo, proporcionam um maior estímulo para o crescimento radicular.
Reação mais acelerada
Diferente do calcário convencional, onde se recomenda uma aplicação com 90 dias de antecedência ao início do plantio, com o Calcário Itaú fyller este período é reduzido para 30 dias, isso graças a sua granulometria, que acaba proporcionando uma rápida reação no solo.
Aumento da capacidade produtiva do solo
Baseado em todos os benefícios citados acima, podemos notar que a utilização do Calcário Itaú Fyller é uma ótima alternativa para garantir elevada produtividade na lavoura. Ao passo que, o sucesso da safra está diretamente ligado às condições do solo e à capacidade de produção da cultura.
De maneira geral, podemos notar que, o processo de calagem é uma etapa extremamente importante para o solo destinado à atividade agrícola, devido aos diversos benefícios que o mesmo proporciona às plantas. E com a utilização do Calcário Itaú Fyller podemos extrair ainda mais benefícios deste tipo de manejo, principalmente no quesito planejamento, dada sua rápida reação no solo, tornando a safra ainda mais produtiva com um ótimo custo benefício.
Quer saber mais sobre o tema e sobre nossos produtos? Fale conosco e fique por dentro!