Em um setor agrícola dinâmico como a citricultura, enfrentar desafios não é uma novidade. À medida que adentramos 2024, é importante que os produtores analisem e compreendam os obstáculos que podem surgir para o citros, a fim de tentar minimizar seus efeitos e evitar perdas de produtividade.

Um dos fatores que têm influenciado a safra do citros é que os preços da laranja que são pagos aos citricultores devem continuar elevados neste ano. Segundo o Cepea, ao longo de 2023 o preço da caixa de laranja subiu 59,8%. É possível que a oferta de citros deva seguir inferior em relação à demanda da indústria, o que mantém a disponibilidade controlada também para o setor de consumo.

Segundo dados da CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), o volume armazenado no final da safra passada, em junho de 2023, era de apenas 84,745 mil toneladas – equivalente em suco concentrado. Com dados do Cepea, visualizamos que dificilmente os volumes armazenados nesta safra serão maiores que os da anterior. E mais: podemos ter um agravamento no cenário se as exportações continuarem intensas e o rendimento abaixo da média.

Porém, é importante considerar que os desafios que surgiram ainda em 2023, principalmente devido ao greening e às ondas de calor trazidas pelo El Niño, podem causar uma colheita volumosa e com dificuldades em 2024/25.

A Citricultura 4.0, que inclui a mecanização de processos e acaba sendo um passo muito importante dentro do setor, precisa se adaptar aos efeitos do greening, que é uma doença altamente prejudicial a todas as variedades de citros, como laranja, limão, tangerina e lima. Após alguns anos, pode reduzir drasticamente a produtividade e também a qualidade da fruta, considerando seu desenvolvimento e também o sabor.

Felizmente, hoje existem saídas para o controle do greening e até mesmo para a diminuição dos efeitos da escaldadura e das altas temperaturas, e uma delas é o Sungard, protetor solar de folhas e frutos da Viter.

Conheça mais sobre o Sungard

Um protetor solar específico para folhas e frutos que tem como objetivo reduzir a temperatura foliar, proporcionando conforto térmico para a plantação, reduzindo a temperatura foliar. É exatamente assim que age o Sungard, protetor térmico com base mineral de hidróxido de cálcio e magnésio desenvolvido pela Viter.

No caso do greening, Sungard tem um ótimo desempenho na repelência de insetos, principalmente dos psilídeos. Através deles (especificamente o Diaphorina citri), as lavouras de citros são contaminadas e, consequentemente, sua produtividade diminui drasticamente.

Confira alguns dos principais benefícios do Sungard:

  • Formulação em pó
  • Protege desde a primeira aplicação, potencializa a eficiência com mais aplicações
  • Cria uma camada física protetora sem interferir na fisiologia da planta
  • Aderência e permanência nas plantas com tecnologia exclusiva
  • Protege e otimiza a produtividade das culturas

Quer saber mais sobre Sungard e tirar de letra as adversidades do setor de citros em 2024? Fale com nossa equipe.